Sejam bem-vindos ao Coop!
Este curso foi desenvolvido pelo Sistema OCB/GO para que você tenha a oportunidade de conhecer um pouco do nosso modelo de negócio.
Em aproximadamente 40 minutos, vamos fazer uma breve abordagem sobre: história, conceitos, princípios, valores, ramos e constituição de cooperativas, além de apresentar a Casa do Cooperativismo Goiano, entidade de representação e defesa das cooperativas.
Ao final, será aplicada uma avaliação e sua conclusão lhe dará direito a um Certificado que será enviado no e-mail informado em seu cadastro. Então, vamos?!
Um pouco de história sobre o Cooperativismo

Algumas das melhores ideias da humanidade surgiram em momentos difíceis.
A internet, por exemplo, nasceu para evitar a perda de informações estratégicas, num tempo em que as pessoas viviam com medo de um ataque nuclear.
Miguel de Cervantes escreveu seu livro mais famoso, Dom Quixote de La Mancha, na cadeia, enquanto aguardava sua tão sonhada liberdade. Com o cooperativismo também foi assim.
Nosso movimento foi a resposta de um grupo de trabalhadores — a maioria deles tecelões — ao aumento do desemprego e aos baixos salários pagos pelas empresas europeias, após o início da Revolução Industrial.
No Mundo
Para tentar melhorar as condições de vida, um grupo de 28 tecelões do distrito de Rochdale, localizado em Manchester, na Inglaterra, uniu-se em um modelo de negócio para adquirir produtos de primeira necessidade, pois, comprando em grande quantidade dos atacadistas, conseguiam-se preços menores.
Assim, em 1844, foi fundada a primeira cooperativa do mundo, a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, que, em 1866, tinha cerca de 5300 associados.
Os cooperados de Rochdale aprovaram o estatuto da cooperativa e um plano de trabalho, que incluía ações de educação dos associados.

No Brasil
O movimento iniciou-se na área urbana, com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no Brasil, em Ouro Preto (MG), no ano de 1889, denominada “Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto”.
Em Goiás
O cooperativismo tem suas origens ligadas ao processo de ocupação e expansão da fronteira agrícola na década de 40 e surgiu com incentivo federal para vinda de agricultores, imigrantes (italianos e poloneses) para povoação e cultivo das terras do estado. A primeira cooperativa surgiu em 1949 no município de Rio Verde, a Cooperativa Italiana de Técnicos Agricultores.
Dos 13 ramos do cooperativismo existentes no país, nove possuem atividades em Goiás. Ao todo, 30 cooperativas foram registradas no ano de 2021, resultando em 14,26 bilhões em receitas e 12.851 empregos.
A parceria entre Governo de Goiás e OCB/GO vem sendo cada vez mais estreitada.
Por meio da Secretaria da Retomada, tem ocorrido diversas ações conjuntas, como o compartilhamento de informações e de bancos de dados de cooperativas, análise e assessoria de atos constitutivos de cooperativas, estímulo ao registro e observância à legalidade dos atos, realização de palestras e visitas técnicas conjuntas, promoção de intercâmbios e realização de benchmarking.
O cooperativismo goiano também conta com parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) por meio de convênio.
O acordo prevê a cooperação mútua, com recursos humanos, técnicos e materiais entre as partes, de forma que possam atuar com sinergia e como instrumentos de estímulo, fomento e apoio às cooperativas goianas.
