Marca Inovacoop Goiás

Conhecendo o Cooperativismo – 2/10

Aprenda conceitos do Cooperativismo

Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.

Você sabe definir o que é uma cooperativa?

Segundo a Lei Geral do Cooperativismo, Lei nº. 5.764/71, celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que, reciprocamente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.

Em seu artigo 4º, a lei define que as cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados, distinguindo-se das demais sociedades por algumas características.

PORTANTO:

Cooperativa é uma sociedade autônoma, composta por pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida.

O que é o cooperativismo?

O Cooperado:

O cooperado, também denominado de associado, é um trabalhador urbano ou rural, profissional de qualquer atividade econômica, que se associa livremente a uma cooperativa para participar ativamente de sua vida societária, para exercer atividade econômica ou adquirir bens de consumo e/ou duráveis. Nela, busca realizar objetivos comuns aos membros, assumindo responsabilidades, direitos e deveres que são inerentes a sua associação.

O Cooperado é dono quando…

  • Integraliza quotas ao capital da cooperativa;
  • Participa de assembleias ou outras instâncias de participação existentes;
  • Exerce seu direito de votar e ser votado;
  • Usufrui dos resultados positivos (sobras), e;
  • Arca com o ônus de possíveis resultados negativos (perdas).

Quais são as vantagens de ser cooperado?