Marca Inovacoop Goiás

Conhecendo o Cooperativismo – 7/10

Saiba como montar uma cooperativa

Quer fazer negócios de uma forma mais justa e mais sustentável?

Então você é um forte candidato a ser cooperativista. Montar uma cooperativa é criar uma grande rede onde todo mundo ganha: as pessoas, o país e o planeta. É transformar a relação emprego-salário na relação trabalho-renda, e compartilhar os resultados com quem ajudou a construí-los. E nós, do Sistema OCB, estamos aqui para ajudar a transformar esse sonho em realidade.

Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes. Quando tiver formado o grupo, procure o Sistema OCB/GO para saber se ele está alinhado aos princípios cooperativistas e se existem outras cooperativas fazendo a mesma coisa. Quem sabe não vale a pena se unir a elas para construir algo ainda maior?

Antes de abrir qualquer negócio, é fundamental fazer um estudo de viabilidade econômica e social do mesmo. Qual será a expectativa de receita? Quais os custos envolvidos? De onde virá o dinheiro para montar a cooperativa? Todas essas perguntas, precisarão ser respondidas. Mas não se preocupe! Entre em contato com os analistas do Sistema OCB/GO que estarão disponíveis para ajudá-lo.

Definido o plano de negócios, o grupo de fundadores deve elaborar uma proposta de estatuto para a cooperativa. Este documento deve conter as informações básicas da empresa, como o endereço da sede, a distribuição das cotas, a política de entrada e de saída dos cooperados, direitos e deveres dos cooperados, as regras de eleição da diretoria, etc. E como estamos falando de cooperativismo, a proposta deve ser votada e aprovada pela maioria.

Este é um momento muito importante na estruturação da cooperativa: a convocação da Assembleia Geral de Constituição é a reunião que irá formalizar a fundação da cooperativa. Nela, serão eleitos os dirigentes e os componentes do conselho fiscal. Também serão definidos o prazo dos mandatos e o valor do capital social, entre outros assuntos fundamentais, como a redação da ata de constituição.

Após a Assembleia de Constituição, sua cooperativa já existe, mas ainda não está autorizada a atuar no mercado. Para isso, você precisará de dois registros: um na Junta Comercial do Estado, outro na Receita Federal. É o famoso CNPJ, exigido por lei de toda Pessoa Jurídica. No caso das cooperativas, esse registro depende da entrega de alguns documentos:

  • Para a JUNTA COMERCIAL
    Uma via original da Ata de Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Todas as páginas são rubricadas por todos os associados fundadores e as suas assinaturas reconhecidas firmas por verdadeiras em cartório, além de que, será necessário o visto de um advogado devidamente registrado na OAB. Caso o registro na Junta Comercial esteja acompanhado do DBE (Documento Básico de Entrada), o cartão CNPJ na Receita Federal sairá automaticamente.
  • Obrigatório o REGISTRO na OCB/GO
    De posse da Ata e Estatuto registrados na Junta Comercial, neste momento, a cooperativa deverá encaminhar estes documentos e se registrar na OCB/GO, conforme previsto na Lei Geral das Cooperativas (artigo 107 da Lei 5.764/71).
    Hora de Trabalhar
    Pronto. Agora é colocar em prática tudo o que foi planejado! Seguindo direitinho o plano de negócios, com base em uma gestão profissional e competente, sua cooperativa vai gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade. Afinal, cooperativismo é isso: a união de pessoas em busca de um mundo mais justo, feliz e com melhores oportunidades para todos.

APOIO ÀS COOPERATIVAS

O Sistema OCB/GO disponibiliza serviços e consultorias, apoio técnico e promove cursos, capacitação e monitoramento além de programas que auxiliam na gestão estratégica da cooperativa e mercado.

Como montar uma cooperativa