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Inovação no cooperativismo: reflexões sobre a maior pesquisa já feita

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Inovação no cooperativismo: reflexões sobre a maior pesquisa já feita

Embora 84% das coops brasileiras considerem o tema essencial, elas estão pouco atentas ao boom de inovação das cooperativas pelo mundo e poucas destinam recursos do orçamento para a área

Uma pesquisa inédita do Sistema OCB levantou o estado da inovação no cooperativismo. Foram quase 500 respondentes, com participação de todos os ramos e regiões do cooperativismo brasileiro. Esta é a pesquisa mais completa sobre inovação já feita no cooperativismo nacional.

O questionário foi respondido pelas cooperativas via web, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, e mostra que as cooperativas estão mais atentas do que nunca à necessidade de inovar. Por outro lado, também mostra gargalos a serem superados.

“A pesquisa foi importante para entendermos que o básico está feito, ou seja, o reconhecimento da importância da inovação para a competitividade do cooperativismo. Afinal, 84% das cooperativas reconheceram isso”, explica Samara Araújo, coordenadora do Núcleo de Inovação da OCB Nacional.

Neste texto, você confere os comentários sobre os resultados da pesquisa, feitos a partir da interpretação e visão particular da Coonecta (para ver os resultados e comentários oficiais do Sistema OCB, clique aqui).

Reprodução InovaCoop Nacional

Antes de uma análise mais pontual, vale destacar alguns resultados da pesquisa:

– 84% consideram a inovação muito importante para o cooperativismo

– 47% das cooperativas aceleraram suas iniciativas de inovação por conta da pandemia

– 22% iniciou projetos de inovação por conta da pandemia

– As cooperativas atribuíram nota média de 6,1 – em uma escala de 0 a 10 – a suas iniciativas de inovação

Falta de organização, ideias e projetos

Do total de participantes, 42% das cooperativas relataram que o principal desafio para inovar é a falta de organização, ideias e projetos. Na interpretação da Coonecta, isso tem um motivo claro: elas estão bebendo da fonte errada.

Segundo a empresa, há anos é feita um alerta para o fato de as cooperativas brasileiras estarem pouco atentas ao boom de inovação das cooperativas pelo mundo. Diversas startups cooperativas e cooperativas de plataforma estão surgindo com modelos de negócio inovadores e que poderiam inspirar as cooperativas brasileiras.

Toda cooperativa deveria conhecer o modelo de negócio da Stocksy, Savvy e Up&Go, por exemplo, assim como conhece o do Google, Facebook e Amazon. Nesse sentido, vale destacar a iniciativa do InovaCoop, do Sistema OCB, que entre outros conteúdos compartilha uma série de casos práticos de inovação em cooperativas, nacionais e internacionais.

Esta iniciativa tem, inclusive, o apoio da Coonecta, que ajudou no desenvolvimento e produz os casos práticos do Radar da Inovação. Já são mais de 50 casos práticos e o número cresce a cada semana.

A estrutura muito vertical de gestão das cooperativas, com excesso de hierarquia, pode ser outro motivo para essa relatada falta de organização, ideias e projetos. Quanto mais voz, poder e autonomia as cooperativas derem a seus colaboradores, mais chances de surgirem projetos e ideias inovadoras.

Sem orçamento específico, inovação não é estratégica

O cruzamento de dois dados chamam a atenção e corroboram nossa percepção subjetiva sobre a inovação no cooperativismo. É curioso notar que, apesar de 84% das cooperativas declararem ter a inovação como parte do planejamento estratégico, apenas 29% declararam destinar recursos específicos a essa área.

Por mais que inovação seja um tema transversal, cujos recursos podem estar dispersos no orçamento de diferentes áreas, acreditamos que, neste momento bastante único em que vivemos, é necessário, sim, destinar recursos específicos no orçamento para a inovação. Ainda mais no caso das cooperativas, em que ainda não existe uma fórmula pronta para inovar.

Samara Araujo, da OCB, também destaca este ponto. “Se as cooperativas declararam que inovação é importante para elas, precisamos ver a verba destinada para essa área. Então, este é um ponto que provavelmente vamos trabalhar. A verba sinaliza a real priorização.”

Para citar um exemplo de sucesso, o primeiro passo do Avance Hub, o programa de inovação da Coplacana, foi justamente inseri-lo no planejamento estratégico da cooperativa com orçamento específico. “O sucesso que a gente teve é muito por conta da atenção exclusiva à inovação. Porque aí a gente só pensa nisso e traça metas, planeja e acompanha. E, claro, isso tudo precisa, no final, dar um retorno financeiro para a cooperativa. Tudo no Avance Hub é definido como se fosse uma unidade estratégica dentro da Coplacana”, explicou para o InovaCoop o líder de inovação da Coplacana, Klever Coral José.

Conclusão

Os dados gerais da pesquisa demonstram não apenas que as cooperativas estão cientes da importância da inovação, mas também já iniciaram e aceleraram projetos nessa área.

Este caminho é irreversível e deve ser acelerado por conta da chamada economia do baixo contato, uma das consequências da pandemia de covid-19.

Muitas informações da pesquisa vão ao encontro do que a própria Coonecta levantou ano passado em uma pesquisa menor, mas também relevante, sobre os impactos da pandemia na gestão interna das cooperativas.

Fonte: Análise de Gustavo Mendes/Portal Coonecta